06/09/12

O Super Mario Bros. 2 da terra do Sol Nascente

Bom, pessoal, este é o primeiro post do meu blog pessoal, o blog fala de jogos, coisas de jogos. Hoje vamos falar de um jogo que pelo menos eu acho que todos conhecem, o Super Mario Bros. 2!


Pronto, isso é o Super Mario Bros. 2, certo? Ele é bastante diferente de qualquer jogo do Mário, seja ele mais novo ou mais antigo.
Não é à toa que o jogo é assim diferente. Na verdade, o Super Mario Bros. 2 para NES nunca foi lançado no Japão. Isso porque eles tiveram outro jogo parecido, apenas com personagens diferentes e algumas animações a menos.

Yume Kojo: Doki Doki Panic!

Peach arábica? Não! Essa é a Lina.

Pois é, cá entre os japoneses colocaram uma família arábica (pelos vistos tirada de um anime dos anos 80) que precisa de salvar dois meninos que foram raptados por Wart, enquanto ambos liam um livro! 
A diferença não são só as personagens, vá-se lá ver, tem muitas mais diferenças.
  • No Doki Doki Panic a rama dos vegetais é preta e não mexe;
  • Os blocos cogumelo são máscaras muito estranhas;
  • A poção química é uma lâmpada mágica;
  • A música do submundo é diferente (visto que, no SMB2, era o tema do Mario);
  • O portal do falcão é um portal em forma de máscara;
  • Cerejas e outros objectos são estáticos;
  • A música do primeiro nível é mais curta;
  • O efeito visual 'Bomb' quando uma bomba/um bob-omb explode é 'Bom';
  • O Clawgrip não existe no Doki Doki Panic, no lugar dele está um Mouser branco muito mais díficil de derrotar;
  • Wart é mais fácil de derrotar do que em SMB2;
  • O símbolo de 1-Up é o rosto da personagem que está a ser utilizada.
A diferença é notável.

O Mario 2 também é muito mais brilhante que o Doki Doki Panic. Uma diferença que é bem fácil de notar são os efeitos de som, que têm melhor qualidade no Doki Doki Panic (que foi lançado no Famicom Disk System) do que no Mario 2, que foi lançado no NES (depois no SNES e uma versão remasterizada no GBA chamada Super Mario Advance). Isso tudo, e o Doki Doki Panic foi lançado antes do Mario 2, o que provavelmente explica a diferença em qualidade.

Mas agora, os leitores devem estar a pensar: Se nunca lançaram o Super Mario Bros. 2 no Japão, lançaram um jogo de uma série diferente, então será que eles pularam do Mário 1 para o 3?
Nem por isso!

Mas isso não é o Mario 1 com uma tela diferente?

Isso foi o que provavelmente alguns dos leitores devem ter pensado. O Super Mario Bros. 2 é diferente na terra do Sol Nascente, pois lá o SMB. 2 foi um jogo bastante parecido com o primeiro jogo no que toca a gráficos e jogabilidade. No entanto, os níveis são diferentes, e mais! O jogo tem cerca de 13 mundos, cada um com 4 níveis.
O jogo também não pode ser jogado em multi-jogador, assim na imagem acima está 'Mario Game' e 'Luigi Game'. O Luigi tinha uma jogabilidade muito diferente do Mário, pois ele era muito escorregadio mas saltava muito mais alto.
Se estão a pensar porque não lançaram o jogo na América nem na Europa, isto deve-se ao facto que o jogo era extremamente díficil para os jogadores de além mar. Isso fez com que ele nunca abandonasse as lojas japonesas.


No entanto, os jogadores que não são japoneses podem jogar uma versão com melhores gráficos e edições ligeiras para que o jogo ficasse mais fácil - no Super Mario All-Stars. O jogo está sobre o nome de Super Mario Bros. The Lost Levels, para que não se confundisse com o Super Mario Bros. 2 americano.

Espero que não tenham ficado confuso com essa matéria. Pois são três jogos numa matéria só, e não esclarecer algumas coisas provavelmente despertaria curiosidade, por isso mesmo eu tentei esclarecer dúvidas que provavelmente viriam a seguir.

2 comentários:

  1. Adoro o blog e também adoro warioware
    vc vai continuar ele?

    ResponderEliminar
  2. Olá Mona!
    Até que enfim alguém comenta!
    E ainda por cima alguém que curte warioware tbm! rsrs
    sim vou continuar o blog, se gostar pode fazer parte! vi q não tem nenhum blog pois ia seguir os seus

    ResponderEliminar